Deixando menos dinheiro na mesa – Parte 2

cdb-cdi-selic

Pessoal, agora que já vimos definições, aprendemos em linhas gerais os tipos de investimento e como raciocinam os bancos no mercado financeiro, vamos falar um pouco sobre Tesouro Direto. (Vale ler o post anterior)

Lembram do conceito de Spread? As diferenças que os bancos ganham quando pegam emprestado a 11% e emprestam a 14%?

Bom, o Tesouro Direto é a mais eficiente forma de você ficar com este Spread, sem ter que dividi-lo com ninguém! Já pensou?

Pois é! O Tesouro Direto é um programa de compra e venda de títulos públicos “DIRETO” com o Governo Federal. Ou seja, eliminamos o intermediário!

E isso é seguro?

Podemos afirmar que, se o Governo Federal não conseguir honrar seus títulos, isto é, sua dívida, os bancos operando em território brasileiro dificilmente conseguirão honrar os depósitos e CDBs que você possui nele. Isso porque os bancos têm muito dinheiro emprestado ao Governo Federal, o que geraria o famoso efeito dominó.

Há bastantes detalhes que por questões de absorção de conteúdo não fomos capazes de mencionar nestes 3 artigos. Entretanto, esperamos ter sido capazes de passar uma visão macro, porém necessária, a todos os investidores iniciantes.

Quaisquer dúvidas, paulo@paulomarostica.com .

Recomendo consultarem:

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto

http://www.planejar.org.br/educacao-continuada/artigos/

http://www.vidaedinheiro.gov.br/

http://pensologoinvisto.cvm.gov.br/

http://www.portaldoinvestidor.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo